17/01 e 18/01 – Passo de Sico e San Antonio de Los Cobres

Na noite do dia 16/01 eu fui acessar a internet no albergue com meu netbook e sentei na mesma mesa que um cara cabeludo. Puxei papo com ele e ele me contou que era da California, tinha acabado de chegar da Bolívia, onde tinha feito o passeio de 3 dias de 4×4 pelo salar de Uyuni. Assustado com os preços salgados (…) de San Pedro ele queria sair dali o mais rápido possível para economizar e continuar viajando por mais tempo. O problema é que o próximo ônibus pra Salta com vaga sairia em 1 semana, ou seja, seriam 6 dias gastando bastante.

Nós pretendíamos seguir para San Antonio de Los Cobres na Argentina, atravessando o Passo de Sico. As informações sobre o passo eram poucas e antigas. Eu estava meio receoso, mas perguntei para as pessoas em San Pedro e todos disseram que o caminho estava aberto e bem transitável.

Falei pro Jeff que ele poderia seguir com a gente até San Antonio se quisesse e de la seria mais fácil (e barato) pegar um ônibus para Salta. O único problema era o espaço no carro (além de carregarmos duas bicicletas e malas, o cara tinha uns 2 metros de altura). Ele falou que pensaria no assunto e se topasse acordaria cedo no dia seguinte para tentar entrar no carro.

Sete da manhã do dia 17/01 e o Jeff já estava na recepção do albergue nos esperando, colocamos a mala dele no carro e enfiamos ele la dentro, tudo certo!

Passamos pela imigração (depois de uma fila chata, enorme e demorada) e seguimos para o Passo de Sico. Foram aproximadamente sete horas em uma estrada e uns 5 carros no total hehehe. Estrada deserta, de terra/cascalho/ripio. No total foram 450km sem posto de abastecimento ou qualquer estrutura.

A estrada mereceria um post à parte. É maravilhosa, com salares, lagos, montanhas e o nada. O desertão.

salar no passo de sico

salar no passo de sico

O passo de montanha fica próximo dos 4500m de altitude, o ponto mais alto da viagem. Um retão pra todos os lados que você olha, lindo!

passo de montanha

passo de montanha

No passo de fronteira, do lado chileno, a saída foi tranqüila, apenas olharam os documentos do carro. Já pra entrar na argentina os caras olharam feio pro meu R.G., dizendo que era antigo e etc. Nós a 200km de qualquer cidade e os caras queriam implicar com meu R.G…

Depois de uns 20 minutos de perguntas entramos sem problema, estávamos de volta à Argentina.

Mais 200km de nada, apenas paisagens incríveis e buracos na estrada e chegamos à San Antonio de Los Cobres. Cidadezinha pequena que está a mais de 3000 metros de altitude. Achamos um único albergue na cidade e ficamos por lá. Em San Antonio não tem muito o que fazer, então fomos comer uma pizza, a primeira da viagem. Foi horrível hehehe. Pizza só em São Paulo. Depois da pizza só nos restava voltar pro albergue e dormir…

Tags: , , , , ,

3 Responses to “17/01 e 18/01 – Passo de Sico e San Antonio de Los Cobres”

  1. Espetacular.

    Te perguntar cara, então o trecho de San Pedro de Atacama até Salta, via San Antonio de Los Cobres é toda de terra?

    E San Pedro de Atacama é então uma cidade cara?

    Valeu e parabéns pela viagem!!!!!

  2. Bruno Gola says:

    Olá Rodrigo,

    Desculpa a demora pra responder, as vezes esqueço o blog :P

    Sobre San Pedro de Atacama ser cara: sim! Especialmente se você passar pela Argentina antes. Na Argentina é tudo muito barato, ai você vai pra San Pedro e toma aquele susto :P

    Se você quiser fazer San Pedro de Atacama -> Salta passando por San Antonio você vai ter que pegar terra/ripio. Até onde lembro não tem como chegar em San Antonio de Los Cobres sem pegar estrada de terra. Mas você não precisa pegar o Passo de Sico necessariamente, da pra atravessar pelo asfalto, pelo Passo de Jama e de la pegar uma estrada de terra (Ruta 40) até San Antonio. Mas já aviso: Ruta 40, pelo menos pro sul de San Antonio, é beeeeem tensa hehehe. Pro norte, até o Passo de Jama, eu não peguei.

    O lance é, o Passo de Sico é todo de terra/cascalho, é meio perigoso se vc pegar o tempo meio errado, mas vale muito a pena. É maravilhoso! Só não esqueça de abastecer o carro como eu e chegar no limite em San Antonio hehe :-)

    Valeu!

  3. Valeu demais cara pelas informações.

    Então, estou planejamento ir à San Pedro, mas pelo Paso de Jama mesmo, pelo asfalto. Fiquei curioso quanto ao Paso de Sico porque imagino que a paisagem da rodovia deve ser belíssima.

    Mas a viagem ainda vai demorar pra sair. Acho que só depois da Copa, auhahuauhauhahua…..

    Grande abraço

Leave a Reply